Comemorações | 1º aniversário Centro Interpretativo Levantado do Chão

📚 103º aniversário de José Saramago | dias 15 e 16 novembro

15 e 16 de novembro, 2025 | 15h às 18h00

📌 Terreiro de São João de Deus (Montemor-o-Novo)

José Saramago levou o concelho de Montemor-o-Novo para o mundo com o romance “Levantado do Chão”. O escritor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998 nasceu a 16 de Novembro de 1922 na aldeia ribatejana de Azinhaga. Em 2025 celebramos o seu 103º aniversário.

Neste dia celebramos também o 1º aniversário do Centro Interpretativo Levantado do Chão, inaugurado a 16 de novembro de 2024. Venha comemorar connosco, o livro, o escritor e o homem José Saramago.

“Do chão sabemos que se levantam as searas e as árvores, levantam-se os animais que correm os campos ou voam por cima deles, levantam-se os homens e as suas esperanças.” Levantado do Chão

#municipiomontemoronovo#roteiroliteráriolevantadodochão#levantadodochão#josésaramago#turismoliterário#turismo#literatura

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA FARIA| EXPOSIÇÃO ‘O LAGARTO: A ARTE DA XILOGRAFIA DE J. BORGES

No âmbito dos 45 anos do lançamento da obra ’Levantado do Chão’, encontra-se patente a exposição ‘O Lagarto: A arte da xilogravura de J. Borges’ na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, de 4 a 28 fevereiro de 2025. O artista popular brasileiro fez um conjunto de xilogravuras a partir do conto ‘O Lagarto’ de José Saramago, publicado em 1973.

‘O Lagarto’ é uma alegoria rica de simbolismo e humor que reflete temas políticos e sociais da época. Através da parceria com a Fundação José Saramago, disponibiliza-se ao público esta exposição itinerante que narra o aparecimento no Chiado de um misterioso lagarto, cuja presença surpreende os transeuntes e mobiliza os bombeiros, o exército e a aviação. José Saramago utiliza o lagarto como uma metáfora para explorar temas como o medo irracional, a burocracia e a ineficácia das instituições e o desejo de mudança.

ℹ️ A Exposição está acessível ao público durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal:

Seg. a sex.: 10h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00

ROTEIRO LITERÁRIO LEVANTADO DO CHÃO | INAUGURAÇÃO: EXPOSIÇÃO + CENTRO INTERPRETATIVO

📅 16 de novembro, 2024 | a partir das 15h00

O dia de sábado, 16 de novembro, será muito especial para o Roteiro Literário Levantado do Chão, que inaugura não só uma exposição em Lavre, mas também o seu próprio Centro Interpretativo em Montemor-o-Novo.

O programa inicia-se às 15h00 com a receção ao público na Sede da Junta de Freguesia de Lavre e posterior inauguração da exposição ‘Lavre – Um dos Quatro Pontos Cardeais de José Saramago’.

Em Montemor-o-Novo, pelas 16h45, está agendada a receção ao público na Biblioteca Municipal, seguida da apresentação da exposição ‘A Longa Viagem do Mau-Tempo’. A tarde termina em grande, com a inauguração do Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago.

O programa promete e, por isso, convidamo-lo para que se junte a nós em mais uma data que ficará na história do Roteiro Literário Levantado do Chão e do turismo literário nacional!

 +351 969 289 483

 roteirolevantadodochao@cm-montemornovo.pt

ROTEIRO LITERÁRIO LEVANTADO DO CHÃO | PACK 3 PERCURSOS 23 a 25 de fevereiro, 2024

Entre 23 e 25 de fevereiro, o Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago promovem uma atividade que inclui os três percursos do Roteiro Literário Levantado do Chão, unindo os concelhos de Lisboa, Évora e Montemor-o-Novo em três dias consecutivos.

Percurso nº 1 – ‘Levantados Deste Chão’: Lisboa – Montemor-o-Novo – Évora – Santiago do Escoural – São Cristóvão – São Geraldo – Ciborro – Lavre

Percurso nº 2 – ‘A Resistência’: Évora – Santiago do Escoural – São Cristóvão – São Geraldo – Ciborro

Percurso nº 3 – ‘José Saramago em Monte Lavre’: Lavre

ℹ️ Website do Roteiro: www.roteirolevantadodochao.pt

ℹ️ Fundação José Saramago (218 802 040 | apoio@josesaramago.org)

#municipiomontemoronovo#roteiroliterariolevantadodochao#levantadodochao#josesaramago#saramago#fundacaojosesaramago#roteiroliterario#roteiro#turismo#cultura#montemoronovosabemuitobem

Exposição «Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa» patente na Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo, de 19 de fevereiro a 17 de maio

Exposição produzida pela Fundação José Saramago e pela Organização de Estados Ibero-americanos para celebrar os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, os 25 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago e para dar a conhecer o texto da Declaração de Deveres Humanos.

Por ocasião da celebração do 44º aniversário da publicação de “Levantado do Chão”, a 22 de fevereiro, o Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago disponibilizam ao público esta exposição que liga os montemorenses ao mundo através das palavras de José Saramago.

Desde outubro de 2021 que a Biblioteca Municipal Almeida Faria integra a Rede de Bibliotecas José Saramago o que possibilita uma programação conjunta em torno do Nobel da Literatura. A Fundação José Saramago, em parceria com a Organização do Estados Ibero-americanos, lançou uma exposição que pretende divulgar a proposta de Declaração de Deveres Humanos, projeto iniciado pela Fundação com base numa ideia que nasceu de uma vontade do escritor expressa no seu discurso proferido a 10 de dezembro de 1998, em Estocolmo, logo após ter recebido a medalha do Prémio Nobel de Literatura: “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor.”

Pode visitar esta exposição de segunda a sexta, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, das 10h às 12,30h e das 14h às 18h.