Biblioteca Municipal José Saramago – Avis

A Biblioteca Municipal está instalada nos antigos celeiros da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC). Um edifício devoluto foi transformado num espaço onde se mistura a história do edifício com a arquitetura contemporânea.

Este novo equipamento tem como objetivo servir a comunidade e a região em que se insere. As áreas existentes destinam-se a diversos tipos de público e são versáteis de modo a adaptarem-se às necessidades. A Biblioteca dispões de áreas de leitura para adultos e crianças, bem como de espaços multimédia, onde é possível ver filmes ou ouvir música e ter acesso à Internet. A história deste equipamento não pode desligar-se da Biblioteca nº 111 da Fundação Calouste Gulbenkian, instalada numa antiga cantina escolar e em 2003 a Fundação decidiu extinguir este serviço, passando a bibliotecas para a tutela da Câmara Municipal.

A 24 de novembro de 2015 foi aberto um novo ciclo na história da Biblioteca Municipal, inauguração da Biblioteca Municipal José Saramago. A cerimónia contou com a presença de Pilar Del Río, presidenta da Fundação José Saramago.

De acordo com as palavras do Presidente da Câmara durante a inauguração deste equipamento cultural, a ideia de atribuir o nome do escritor à biblioteca surgiu porque Saramago, além de ter sido Prémio Nobel da Literatura em 1998 e é “uma referência nacional da cultura e, particularmente, da literatura”. Não esquecemos que “Foi um escritor que escreveu também muito sobre o Alentejo” e morreu no dia em que estava a decorrer na feira do livro em Avis um atelier de promoção da leitura sobre o livro «A Maior Flor do Mundo», desenvolvido por uma equipa da Fundação.

Horário e contactos:
Segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Sábado, das 15h00 às 18h00.
Rua 1º de Maio 45
7480-153 Avis
Telefone – 242 410 089
E-mail – biblioteca@cm-avis.pt
Site
Facebook


%d bloggers like this: