Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago

A Biblioteca Municipal de Beja foi fundada em 21 de Junho de 1874 e inaugurada em novo edifício no dia 30 de Abril de 1993 no âmbito do programa da Rede Nacional de Leitura Pública. Em Novembro de 1998 foi a primeira biblioteca em Portugal a adotar o nome do Prémio Nobel da Literatura 1998 – Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago.

Mais do que um espaço físico com mais ou menos livros, a biblioteca foi desde sempre uma forma de intervir, de questionar e comunicar, e assume-se como um lugar de desassossego cultural, um ponto de encontro, uma casa. A casa do livro e da cultura.

Alguém um dia disse que a Biblioteca de Beja era um Largo, igual no sonho e na utopia ao do célebre conto de Manuel da Fonseca.

Hoje, pensamos que ela é acima de tudo a Biblioteca de Beja.

Que melhor missão lhe poderíamos dar.

Joaquim Figueira Mestre / Maria Paula Santos

Contactos: