Exposição “Voltar aos passos que foram dados – José Saramago, 1922 —2022”

Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Politécnico de Leiria) | 02.MAI. — 30.SET.2022 

A Fundação José Saramago disponibilizou uma exposição itinerante que trata dos aspetos biográficos das obras produzidas e da articulação entre as obras e as várias ideias chave do escritor José Saramago. A composição dos textos presentes na exposição foi da autoria de Carlos Reis e de Fernanda Costa. A matéria expositiva recebida da Fundação José Saramago aceitou “o desafio do escritor” de forma a construir uma exposição que faz uma viagem pela biografia literária de José Saramago, deduzindo-se “daí uma narrativa que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor” (pode ler-se num texto disponibilizado pela Fundação José Saramago).

A esta exposição itinerante junta-se, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, a intenção de seduzir os utilizadores da biblioteca para a obra do autor. Assim, aos painéis expositivos junta-se agora todo o ambiente que inclui campo de cor, desenho inscrito em cada porção cromática, citações manuscritas, e o principal, as próprias obras de José Saramago, oferecidas pelo dispositivo expositivo a todos aqueles que param, querem pensar e que querem sobretudo dar uma outra oportunidade à leitura!

Uma leitura atenta, demorada, apaixonada, modeladora do espírito, do intelecto, das inquietações, das sensações e das conceções.

Saiba mais aqui.

“Vozes de mulheres na obra de José Saramago” 11 março 2022 Biblioteca Municipal Almeida Faria

Integrada nas comemorações do 8 de março – Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher – dia 11 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, realiza-se a iniciativa “Vozes de mulheres na obra de José Saramago”, criada e interpretada por Joana Manuel, a partir de selecção de excertos pela Fundação José Saramago.

Sinopse
O género é uma construção. A literatura é uma construção. O mundo é uma construção e nele se constrói o escritor. Talvez isto bastasse como sinopse. A obra de José Saramago é voltada para fora, mesmo quando se passa dentro da cabeça-túmulo de Pessoa ou da cabeça-arca um revisor literário seguindo os passos de um almuadem na Lisboa cercada. E na voz de Saramago, que escrevia porque gostava de falar, se constroem vozes humanas e olhos de bichos, vozes e olhos e podem coexistir numa mesma figura de mulher, mesmo que essa mulher seja a morte e não exista. Num percurso de uma hora por pequenos recantos do Ensaio Sobre a Cegueira, das Intermitências da Morte, do Memorial do Convento, da História do Cerco de Lisboa e d’O Ano da Morte de Ricardo Reis, constroem-se pontes e passagens por vezes abruptas entre algumas das mulheres que falaram pela letra de José Saramago e o mundo que pelos olhos delas saiu.

#municipiomontemoronovo#DiadoMunicipio#saojoaodedeus#diadamulher#josesaramago#centenariosaramago#fundacaojosesaramago

𝐂𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐚̀ 𝐎𝐛𝐫𝐚 ❞𝐀 𝐯𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐄𝐥𝐞𝐟𝐚𝐧𝐭𝐞❞, de José Saramago 10 março 2022 Biblioteca Municipal Almeida Faria

Dia 10 de março, às 18h00, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal, realiza a iniciativa 𝐂𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐚̀ 𝐎𝐛𝐫𝐚 ❞𝐀 𝐯𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐄𝐥𝐞𝐟𝐚𝐧𝐭𝐞❞, de José Saramago, com Doutor Jorge Fonseca

Sessão Presencial e Online
Telefone: 266 898 105
E-mail: biblioteca@cm-montemornovo.pt

#municipiomontemoronovo#cultura#literatura#centenáriojosésaramago#Josésaramago

Biblioteca Municipal José Saramago – Almada, Feijó

A Câmara Municipal de Almada, enquanto membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, foi convidada pela Fundação José Saramago e pelo Comissariado das Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago para ser membro parceiro nas comemorações do centenário do escritor.

As comemorações incluem iniciativas distribuídas por vários domínios com início a 16 de novembro de 2021, estendendo-se a programação por todo o ano de 2022, com término a 16 de novembro de 2022.

Em Almada, a Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, será palco, no dia 16 de novembro de 2021, de um conjunto de eventos que assinalam o início das comemorações dos 100 anos do Nobel da Literatura português.

Centenário de José Saramago — Comemorações no Politécnico de Leiria