Biblioteca José Saramago – Almada, Feijó

A Biblioteca Municipal José Saramago foi inaugurada a 23 de maio de 2009. É a segunda biblioteca a integrar a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada. O belo edifício é da autoria do Arq. João Lucas e representa um marco na arquitetura do concelho.

A atribuição do nome de José Saramago à biblioteca é uma homenagem da edilidade ao papel relevante do escritor no panorama da literatura portuguesa, tendo sido anunciada publicamente a 2 de junho de 2008, aquando da visita ao concelho de José Saramago.

A revestir todo o edifico, em forma de paralelepípedo, temos um painel com aproximadamente 15 mil azulejos, 20X20cm, da autoria do Mestre Querubim Lapa, nome incontornável da arte portuguesa contemporânea, fundamentalmente pela sua prática de ceramista. O trabalho do artista desenvolve-se a partir das ideias de livro, tempo e espaço, criando uma composição harmoniosa entre o exterior e interior do edifício que convida à leitura, aos livros que caminham connosco e nos ensinam a ver. No painel interior a palavra ama inscrita conjuga-se com outras letras existentes e forma a palavra Saramago. Que melhor homenagem poderíamos encontrar entre este amor à leitura e a obra de Saramago?

Como biblioteca pública, abre a sua porta a espaços diversificados para públicos de todas as idades, a atividades e recursos onde os livros assumem o seu papel de convite à leitura, e Saramago nos lembra que “…Se toda a gente fizesse o que pode, o mundo estaria com certeza melhor…”

Horário e Contactos:
Terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00