Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Politécnico de Leiria) | 02.MAI. — 30.SET.2022
A Fundação José Saramago disponibilizou uma exposição itinerante que trata dos aspetos biográficos das obras produzidas e da articulação entre as obras e as várias ideias chave do escritor José Saramago. A composição dos textos presentes na exposição foi da autoria de Carlos Reis e de Fernanda Costa. A matéria expositiva recebida da Fundação José Saramago aceitou “o desafio do escritor” de forma a construir uma exposição que faz uma viagem pela biografia literária de José Saramago, deduzindo-se “daí uma narrativa que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor” (pode ler-se num texto disponibilizado pela Fundação José Saramago).
A esta exposição itinerante junta-se, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, a intenção de seduzir os utilizadores da biblioteca para a obra do autor. Assim, aos painéis expositivos junta-se agora todo o ambiente que inclui campo de cor, desenho inscrito em cada porção cromática, citações manuscritas, e o principal, as próprias obras de José Saramago, oferecidas pelo dispositivo expositivo a todos aqueles que param, querem pensar e que querem sobretudo dar uma outra oportunidade à leitura!
Uma leitura atenta, demorada, apaixonada, modeladora do espírito, do intelecto, das inquietações, das sensações e das conceções.




Saiba mais aqui.